No dia 20 de Julho de 2012, o norte americano James Holmes, de 24 anos, assassinou 12 pessoas e feriu outras 40 durante a estreia do novo filme do Batman, “The Dark Knight Rises”, em um cinema na periferia de Denver, Colorado, a poucos quilômetros do local do massacre de Columbine, ocorrido em 1999 (clique AQUI para ler mais sobre Columbine).

Muitos fãs das histórias em quadrinhos notaram uma mórbida semelhança entre o massacre em Denver e um capítulo do quadrinho lançado em 1986, "Cavaleiro das Trevas" ("The Dark Knight Returns"), de Frank Miller. Na publicação, o personagem Arnold Crimp, visivelmente fora de si, entra em um cinema armado e atira contra a plateia.



Originalmente uma minissérie em 4 edições lançada no início de 1986, “Batman - O Cavaleiro das Trevas” é considerada uma das duas pedras angulares dos quadrinhos modernos, ao lado de “Watchmen”, de Alan Moore.

Escrita e desenhada por Frank Miller, a história, mostrando um Batman envelhecido e amargurado voltando à ativa após anos de aposentadoria, ultrapassou as fronteiras do que se convencionava considerar “histórias em quadrinhos”, estabelecendo novos parâmetros, tanto em narrativa como em temática, e influenciando tudo o que foi produzido depois.

Existe a semelhança mais do que óbvia entre o caso do atirador no enredo do quadrinho e o atirador da vida real. O filme teve como inspiração a série de quadrinhos Batman: Knightfall (1993), que marcou o surgimento do vilão Bane; em The Dark Knight Returns (1986), onde Batman volta a Gotham City após uma ausência de quase dez anos.

Essa estranha coincidência é outra que entra para a bizarra galeria de supostas previsões, atribuídas a filmes e seriados de televisão. O mais provável no entanto, é que o ataque tenha sido inspirado na história da revista, ou mesmo que tudo não passou de uma trágica coincidência mesmo.

James Holmes. Ele teria dito a polícia que era o Coringa
Veja abaixo a reprodução da página da HQ “Batman - O Cavaleiro das Trevas":

Fonte: Yahoo
Compartilhe:

Michel Belli

Poste um Comentário: