Lenda Urbana - Boneco do Fofão Satânico

O Fofão é um personagem muito famoso aqui no Brasil que fez sucesso nos anos 80. Originalmente este personagem ganhou fama através do programa Balão Mágico, programa este televisionado pela Rede Globo e esteve no ar de 1983 à 1986. Mas devido ao sucesso do personagem, acabou ganhando um programa de TV somente dele, na Rede Bandeirantes e ficou no ar de 1986 até o ano de 1989.

O Fofão, personagem do programa Balão Mágico era um sucesso só, tanto que ganhou uma linha de biscoitos (o clássico Lanche do Fofão - que era um wafer tamanho gigante, que as mães adoravam botar em nossas lancheiras), bombons (o Bombom do Fofão era a coisa mais murcha de que se tem notícia) e bonecos. Porém, o boneco, desde o seu lançamento, é acompanhado de uma lenda macabra. Reza a lenda, que todos os bonecos tinham, entre o pescoço e a cabeça do boneco, uma espécie de punhal. E pra completar, a população insuflava a lenda, dizendo que tinham mesmo encontrado o tal punhal - eu sempre achei o boneco do Fofão parecido com o Chuck, e por causa dessa semelhança sempre achei o Fofão da minha irmã assustador. Mas a tal "lenda macabra" é, muito mais escrota que a assombrosa semelhança com o Chuck. 

O Sucesso do alegre Fofão foi tanto com o público infantil que não demorou para serem lançados produtos atrelados ao nome do Fofão, entre eles estão os biscoitos wafers (pareciam feitos de borracha, mas eu adorava), lancheiras, bombons (a coisa mais murcha e estranha que já lançaram aqui no Brasil) e os bonecos. E é justamente com os bonecos que a história do carismático Fofão começou a ficar sinistra.

Após o lançamento dos primeiros bonecos do Fofão, as pessoas que haviam comprado constataram que dentro do brinquedo, na parte onde ficava o peito do boneco, havia um objeto pontiagudo. Quando os bonecos foram abertos as pessoas puderam constatar que havia um objeto parecido com um punhal abaixo do pescoço, e em alguns casos foi achado também um saquinho com um pó vermelho amarrado ao suposto punhal.


Reza a lenda que o ator (Orival Pessini) que atuava como o Fofão teria feito um pacto com o diabo para que ele conseguisse fama e dinheiro, em troca, ele "levaria" o satanás para dentro de todas as casas dos que comprassem os bonecos. Outra teoria diz que os fabricantes é que seriam os seres do imundo e que tinham o mesmo intuito, de levar o mal para dentro das casas das pessoas. Ainda segundo a lenda o boneco deveria ser destruído imediatamente, de preferência com o fogo.

Varias pessoas acreditaram nessa lenda, alguns se desfizeram do boneco.

Foram feitos pronunciamentos em programas a respeito da lenda. O que na verdade era apenas uma haste para segurar a cabeça que era mais pesada que o corpo do boneco, impedindo assim que a cabeça ficasse caída.


Alguns também dizem que o programa do Fofão continha mensagens subliminares para induzir as crianças a cometerem crimes.Outros dizem que os boatos foram espalhados por uma emissora rival, com o intuito de acabar com a imagem do bochechudo.

E você, acha que foi apenas golpe de marketing? deixe sua opinião!
Compartilhe:

Michel Belli

Poste um Comentário:

0 comments so far,add yours