O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das avaliações mais importantes na vida de muitas pessoas.

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das avaliações mais importantes na vida de muitas pessoas. Um bom resultado faz com que você consiga bolsas nas melhores universidades do país, inclusive ingressar no ensino público, as tão famosas Universidades Federais. Alguns alunos que recém-saíram do ensino médio ou ainda estão cursando, mais precisamente o último ano, dedicam tempo e dinheiro se preparando para o exame e chegam a gastar milhares de reais em busca de um ensino mais aprofundado com profissionais qualificados e especializados no assunto. A nota da prova é dividida, onde as questões equivalem a 50% do valor total e a redação os outros 50%. Logo vemos a importância da redação.

Enem 2017
Enem 2017
Sendo assim, graças a uma pesquisa realizada pelo G1 com professores de cursinhos especializados, obtivemos uma lista dos possíveis temas para a redação desse ano, 2017. O exame será aplicado no dia 5 de novembro e a prova foi dividida, como de costume e não será toda no mesmo dia. Como de costume, o tema da redação irá envolver os problemas comuns no Brasil com um viés humanista, o que exige uma proposta de intervenção. Os temas apresentados geralmente vêm acompanhados de textos e imagens motivadoras a fim de inspirar os candidatos.

1- Ativismo nas redes sociais

As redes sociais estão crescendo cada vez mais e sendo utilizadas para que as pessoas possam expressar suas opiniões e assim promover diversos debates. Alguns profissionais acreditam que este ativismo nas redes, mais conhecido como "ciberativismo" pode ser uma inspiração para o tema. "O aluno pode discutir a importância do ciberativismo como instrumento de manifestação popular, visto que esse meio dá voz à população, mas pode comentar inclusive sobre os cuidados que as pessoas devem tomar em relação às suas atitudes nas redes, como o compartilhamento de notícias falsas e especulações, vindas de fontes não seguras", afirmou Alana, consultora pedagógica do Sistema Ari de Sá (SAS).

2- Cyberbullying e demais crimes virtuais

Alguns professores lembraram o tema que foi norte para diversas discussões este ano. Ainda citaram a série "13 Reasons Why", da Netflix, que viralizou entre jovens do mundo inteiro e retratou o cyberbullying e a depressão, além do viral que foi o fenômeno jogo Baleia Azul, um jogo "virtual" que incentivava a automutilação e o suicídio. "O aluno, ao se deparar com um tema como esse, pode argumentar que a escola e a família possuem papéis distintos mas complementares no processo da conscientização acerca do cyberbullying e dos crimes virtuais, além de digerir que o aumento da depressão entre os jovens seja tratado pelo ministério da saúde como um problema de saúde pública", afirmou novamente Alana.

3- Desafios da mobilidade urbana
A mobilidade urbana foi um tema discutido pouco antes da prova de 2016, onde acreditavam que seria esse o tema. E novamente o assunto voltou à tona. A mobilidade urbana é um desafio em diversas cidades do Brasil. Alana afirmou que o crescimento de toda a população nos principais pólos urbanos somado à precariedade de todos os tipos de serviços de transporte público gera trânsito intenso, além dos acidentes e diversos problemas ambientais. "Todo esse contexto torna esse tema bastante atual e propício a propostas de intervenção no momento da redação. O aluno, ao se deparar com ele, pode contextualizar a situação nas grandes cidades, usando como exemplo o descontentamento social e o surgimento de transportes alternativos, como os aplicativos de mobilidade", afirmou Alana.

4- Família do século 21

Outra aposta dos especialistas é baseada na transformação de todo o conceito de família desde o século passado. "A família nuclear composta por pai e mãe, hoje divide espaço com as mães que optam pela produção independente, casais homoafetivos, crianças que são criadas por avós, casais demasiado jovens, entre outros", afirmou Vinicius Beltrão, especialista do Sistema Ari de Sá. Beltrão afirma ainda que essa pode sim ser uma aposta de tema porque mesmo com todos os direitos conquistados por casais homoafetivos, há ainda quem se choca com essa nova concepção de família. Geralmente grupos religiosos que defendem a família tradicional e políticos conservadores são os que atacam esse formato de família.

5- Força da juventude

O professor do Cursinho Maximize, Daniel Perez, acredita que o tema desse ano será ligado a juventude. O professor ainda lembra que a força da juventude e a importância dos jovens para o Brasil são assuntos que nunca foram de fato abordados e são fortes, mostrando potencial para cair na prova desse ano.

6- Homofobia e a criminalização no Brasil


Outra aposta da professora Alana são os diversos assuntos ligados à homofobia, tendo em vista que questões relacionadas aos direitos humanos são abordados na prova. "A proposta envolvendo a criminalização da homofobia, que não foi homologada pelo Senado até então, traz à tona esse assunto, além de que as recentes discussões a respeito da liminar que autoriza psicólogos a oferecerem tratamentos de reversão sexual, a chamada ‘cura gay’", afirmou a especialista.

7- Jovens e drogas

A coordenadora de português do Etapa, Simone Motta, acredita que um assunto provável para cair na prova seja o consumo do álcool e drogas entre os adolescentes. O tema pode ser abordado sob o olhar da saúde pública e o impacto desse consumo cada vez mais precoce a saúde.

E aí, o que você achou desses temas? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente imortante para o nosso crescimento.

Fonte: Enem 2017

Compartilhe:

Karina Faris

Poste um Comentário: