Além da psicopatia, outros tipos de personalidade também costumam causar estragos emocionais: a sociopatia e a personalidade narcisista.

Psicopatas são conhecidos pela habilidade que têm de manipular pessoas, simular afeto e agir sem qualquer vestígio de remorso ou culpa. Além da psicopatia, outros tipos de personalidade também costumam causar estragos emocionais: a sociopatia e a personalidade narcisista.


Essas pessoas são capazes de enganar todo mundo por serem sempre charmosas e cheias de simpatia. O perigo está no fato de que, por dentro, são indivíduos sem capacidade de empatia, o que os torna manipuladores e, em alguns casos, perigosos. As características a seguir são comuns tanto em psicopatas quanto em sociopatas e em narcisistas:

1 – Arrogância extrema

São pessoas que se consideram melhores do que as outras, que acham que suas qualidades são incríveis e que, com base nisso, acabam mentindo na hora de falar sobre o que são bons.

2 – Manipulação

Elas sentem a necessidade de manipular os outros para ter algum benefício, mesmo que isso signifique mentir sobre o que sentem ou pensam. Para eles, tudo não passa de uma encenação constante cujo único objetivo é se dar bem de alguma maneira.

3 – Ausência de remorso

Arrependimento, culpa e consciência pesada não fazem parte dos sentimentos dessas pessoas, que fazem o mal e não se importam nada com isso. Além da falta de remorso, elas têm a capacidade de sempre colocar a culpa em outras pessoas, pois sempre negam sua responsabilidade sobre os mais diversos eventos.

4 – São pessoas charmosas

São carismáticos, simpáticos e ganham a confiança dos outros com facilidade. São especialistas em agradar todo mundo para conseguir o que querem e precisam e, por causa de tantos agrados, é bastante fácil cair na lábia dessas pessoas.

Como lidar?

Se você se lembra de alguém que cabe perfeitamente nas descrições acima, é interessante se manter em alerta e aprender alguns truques para lidar com esse tipo de indivíduo sem se machucar.

O ideal mesmo seria que você conseguisse se afastar totalmente de alguém assim, mas como nem sempre isso é fácil ou possível, a melhor coisa que você faz é não entrar nos joguinhos psicológicos que a pessoa faz. Não busque competir com ela nem confrontá-la, pois não adianta.

Aceite o fato de que algumas pessoas são simplesmente pessoas ruins e que é melhor ficar longe delas. Nem todo mundo pode ser recuperado, assim como nem todo mundo às vezes quer ser recuperado, então é preciso ter isso sempre em mente: você não vai “arrumar” essa pessoa. Reconheça também suas próprias fraquezas e vulnerabilidades, pois é atrás delas que o psicopata vai correr atrás.

Não escute as promessas dessa pessoa, mas veja como ela age e se mente muito. Uma mentira pode acontecer, mas quando mentir é parte do que o indivíduo faz, aí a coisa complica.

Essas pessoas são agressivas e querem sempre ganhar, não importa o que isso signifique. Mantenha-se distante e evite entrar nos joguinhos desse tipo de indivíduo. Se você conhece alguém assim ou se já teve que fugir das garras desse tipo de pessoa, conte para a gente nos comentários.

Fonte: De Livros

Compartilhe:

Karina Faris

Poste um Comentário: