Para quem não é curitibano, talvez o termo “djanho” do título tenha ficado estranho, mas a gente explica....

Para quem não é curitibano, talvez o termo “djanho” do título tenha ficado estranho, mas a gente explica: é uma referência ao capeta, ao belzebu e ao tinhoso. E não tem melhor palavra para descobre o que pensamos ao ver a imagem desse bichinho viralizando no Facebook. Mas, afinal, o que ele é?

QUE BICHO DO DJANHO É ESTE? ELE É DA AUSTRÁLIA

Trata-se de uma “simples” mariposa, bastante popular no sudeste da Ásia e na Austrália. Ela pertence à espécie Creatorotos gangis, e o animal em questão que viralizou é um macho, diferenciado pelas 4 “antenas cheias de pelos” que saem de seu abdômen. Essas estruturas são chamadas de corematas – ou órgãos de perfume – e são as responsáveis por espalhar o feromônio pelo ar.

E o mais curioso é que o tamanho dessas corematas e a quantidade de feromônio que elas liberam dependem da dieta que o inseto mantém em seu período larval. Falando nisso, as larvas da C. gangis são consideradas daninhas e se alimentam principalmente de folhas de romã.

Outro detalhe é que apesar de essas mariposas serem encontradas principalmente na Austrália, o vídeo que viralizou foi feito na Indonésia.


Compartilhe:

Michel Belli

Poste um Comentário: