Esqueça o que você aprendeu na escola sobre a frequência de ciclos menstruais que duram exatamente 28 dias para cada mulher.

Esqueça o que você aprendeu na escola sobre a frequência de ciclos menstruais que duram exatamente 28 dias para cada mulher. Quem precisa lidar com isso todo mês sabe que existem diferentes variações, não só entre o corpo de cada pessoa, mas também em diferentes períodos da vida. Independente da precisão de seu ciclo, o importante é que ele seja equilibrado.


Eventualmente, um ciclo irregular não é motivo de preocupações, mas pode causar transtornos e incômodos no dia-a-dia ou mesmo situações constrangedoras se você não estiver pronta para receber a menstruação. Apesar disso, a alteração não necessariamente representa algum problema de saúde.

Em casos de irregularidade frequente, a melhor ideia é procurar um ginecologista e tentar desvendar a causa por trás do problema. Em complemento às recomendações médicas, você ainda pode experimentar algumas soluções caseiras que podem te ajudar a regular o ciclo novamente.

1 - Consuma vitamina D

A presença da vitamina D no corpo ajuda a desenvolver uma melhor comunicação entre as células, o que é fundamental para estabilizar os hormônios. Naturalmente, esse equilíbrio pode refletir na regularização do ciclo menstrual.

Para aumentar a quantidade de vitamina D no corpo, você pode tomar leite ou comer atum, gemas de ovo, salmão, sardinha, queijo, bife de fígado e cogumelos. A produção da vitamina será ainda mais eficiente se você aliar tudo isso a banhos de sol comuns.

2 - Evite alimentos brancos


Assim como consumir alguns alimentos específicos pode ajudar a regular o ciclo, outros podem ser responsáveis por atrapalhar. Comidas que contêm farinha branca, açúcar, batata branca, pão branco, macarrão branco e arroz branco pode atrapalhar o funcionamento do corpo. A ideia é substituí-los por opções integrais.

3 - Tome chá de canela

Uma simples receita de chá de canela pode ser a solução que você precisava para recuperar o ciclo menstrual regulado. Para fazer o chá, basta ferver a água e colocar um pau de canela dentro da xícara. Depois de cinco minutos, é só tomar o chá.

A canela ajuda a aumentar a pressão e provoca a contração do útero, além de estimular a circulação sanguínea e o funcionamento do coração. Apesar disso, o consumo é indicado apenas para adiantar a menstruação em até 1 ou 2 dias do período normal, ou provocar a descida em caso de atrasos curtos, menores que um mês.

4 - Pratique yoga

Antes da menstruação, tente poses como triângulo ou meia lua, que envolvem se apoiar nos pés e manter o equilíbrio para criar espaço e aliviar a região pélvica. Durante o período menstrual, o ideal é praticar posturas de recuperação como postura reclinada em ângulo fechado para relaxar os órgãos da região abdominal.

Ao longo do resto do mês, tente praticar posturas sentadas para fortalecer os órgãos reprodutores e aliviar a tensão no abdômen e poses invertidas para estabilizar a produção de hormônios.

5 - Beba suco de cenoura


Por ser uma ótima fonte de ferro, o suco de cenoura é uma simples solução natural para tratar de ciclos menstruais irregulares. Cenouras cruas também ajudam a aumentar a produção de hormônios.

Beba um copo de suco de cenoura regularmente ao longo de três meses. Você pode combinar o ingrediente com outros vegetais, caso prefira. Se não gosta de consumir cenoura em forma de suco, pode tentar incluir a planta em outras refeições para conseguir um resultado similar.

6 - Faça compressas quentes

A aplicação de uma compressa quente na região inferior do abdômen ajuda a aquecer todo o corpo e equilibrar o ciclo menstrual. Utilize uma bolsa ou uma garrafa de água quente se preferir. Uma forma relaxante de fazer a compressa também pode ser deitar numa banheira com água quente por cerca de 40 minutos ao longo de 20 dias.

O calor na região funciona como uma massagem relaxante para todo o corpo, promovendo o equilíbrio hormonal.

7 - Durma bem

Tente buscar uma média de sete horas e meia de sono por noite. A falta de sono provoca acúmulo de cansaço, o que aumenta o estresse e reduz a quantidade de energia disponível no corpo para manter a produção de hormônios sexuais regulados. O descanso é crucial para manter o equilíbrio de hormônios, responsáveis diretos pelo ciclo menstrual.

8 - Beba suco de uva

Além de saboroso, o suco de uva pode ter resultados preciosos na sua saúde, se mostrando realmente eficaz no equilíbrio de seu ciclo menstrual. Como as uvas são ótimas fonte de cobre, vitamina A, vitamina C, potássio e fibra, dentre outros, um diário copo do suco por um período de três semanas antes do começo da menstruação diminui a chance de um ciclo irregular.

A principal dica que pode ser percebida no conjunto dos remédios naturais é tentar relaxar e manter um equilíbrio completo, físico e emocional. Se você costuma ter ciclos regulares e está percebendo mudanças nos padrões, procure um médico para uma avaliação precisa, além de tratamentos recomendados por especialistas, principalmente se já passou dos 40.

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Karina Faris

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