Mito é uma narrativa utilizada por gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que antes não eram compreendidos por eles.

Mito é uma narrativa utilizada por gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que antes não eram compreendidos por eles. Os gregos utilizavam símbolos, deuses, heróis e até personagens sobrenaturais na demonstração.


1 - Cila e Caríbdis

Na mitologia grega, Cila era uma bela ninfa que acabou se transformando em um monstro marinho, já Caríbdis era uma criatura marinha protetora do mar. Porém, no Estreito de Messina, que separa a península Itálica da ilha da Sicília, já foi encontrado Caribdis, e cardumes que vivem no local também podem ter inspirado Cila.

2 - Tribos femininas Amazonas

O historiador grego Heródoto já narrava em suas obras sobre a história de tribos femininas as chamadas Amazonas que viviam sem homens, chegaram a ser capturadas, porém, fugiram, e acabaram sofrendo um naufrágio, mas sobreviveram. Elas lutaram contra um grupo de homens que tinha a linguagem iraniana e essas mulheres acabaram se casando com eles após prometerem que suas filhas seriam encorajadas a serem guerreiras.

Recentemente, arqueólogos encontraram sepulturas antigas de mulheres mortas com os ossos todos danificados por causa da guerra. Elas chegaram a serem enterradas com espadas, punhais e todos os artefatos que utilizam durante na batalha. Portanto, elas não foram uma lenda.

3 - Imoogi

Imoogi ou Imugi é uma criatura mitológica coreana que se parece com dragões e grandes serpentes. As lendas contavam que eles viviam em cavernas e sobreviviam por mil anos. O que, provavelmente os coreanos não sabiam é que de fato existia um espécie de serpente que viveu há cerca de 60 milhões de anos e tinha 14 metros de comprimento. A Titanoboa pesava mais de uma tonelada e poderia engolir um homem.

4 - Torre de Babel

A Torre de Babel é mencionada na Bíblia no livro de Gênesis e teria sido construída por descendentes de Noé após o Dilúvio. Porém, segundo historiadores, o local de fato existiu e se chamava Etemenanki, nome de um templo dedicado ao deus Marduque na cidade de Babilónia, destruído por Alexandre, o Grande.

5 - Dragão

Geralmente as histórias que incluem dragões são vistas como mitos, porém, o que poucos sabem é que de fato existiu a Megalania, uma espécia de lagarto gigante. Ele habitava na Austrália e entrou em extinção há cerca de 40 mil anos. Alguns historiadores relatam que o animal, parente do dragão-de-komodo, media cerca de oito metros de altura e pesava quase 2 toneladas. Além disso, a saliva da Megalania era venenosa e podia provocar a morte nas pessoas.

6 - Lobo-gigante

Esse animal é um mamífero extinto da família Canidae que habitou a América do Norte há cerca de 10 mil anos durante o pleistoceno, período quaternário que ocorreu entre 1,8 milhão a 11.000 anos atrás. Nessa época, o lobo-gigante viviam ao lado do homem, porém, morreram após a mega fauna, que antes tinham, entrar em extinção.

7 - Kraken

Kraken é uma espécie de calamar, conhecidos por ameaçar os navios no folclore nórdico, e até certo tempo era visto como algo místico. Porém, recentemente um Kraken foi encontrado no oceano do sul. Estima-se que o animal tenha 14 metros de altura e o bico e olhos sejam maiores que o de um calamar.

8 - Berserkers

Berserkers foram guerreiros nórdicos ferozes que haviam jurado fidelidade ao deus viking Odin. Eles já apareceram em poemas noruegueses e durante anos foram temidos, pois antes das batalhas despertavam uma fúria terrível. Porém, segundo historiadores, os Berserkers de fato existiram, e essa fúria era sentida devido algumas drogas alucinógenas que tomavam e os deixavam destemidos.

O que você achou dessa matéria? Deixe a sua opinião abaixo nos comentários. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Compartilhe:

Karina Faris

Poste um Comentário: