Tempestades são conhecidas por causar medo e alguns prejuízos materiais, como alagamentos, danos nas estruturas das casas e por aí vai.

Tempestades são conhecidas por causar medo e alguns prejuízos materiais, como alagamentos, danos nas estruturas das casas e por aí vai. Quando está chovendo muito, e especialmente quando os trovões são abundantes, é normal ver algumas pessoas tirando aparelhos eletrônicos das tomadas e evitando tomar banho.


Quando um raio atinge um prédio, por exemplo, seus moradores estão protegidos, já que a eletricidade tende a seguir o caminho de menor resistência em direção ao solo. Metais e encanamentos são, de fato, melhores condutores de eletricidade do que seres humanos, então o raio acaba sendo conduzido por um desses itens até chegar ao chão e se dissipar.

É justamente por isso que resolver tomar um banho pode ser uma cilada, afinal, caso um raio atinja sua casa, você pode acabar se tornando também um condutor de eletricidade.

Deixa o chuveiro para mais tarde

Isso acontece por causa dos encanamentos, que podem acabar levando água e eletricidade até você – a própria água também contém impurezas que favorecem a condução da corrente elétrica. Para piorar a situação, quando estamos molhados, nosso corpo fica menos resistente à eletricidade.

Aos desesperados de plantão, vale lembrar que nossas chances de sermos atingidos por um raio são pequenas – ufa! Nesse sentido, estamos falando de uma chance em 775 mil. De qualquer forma, vale a prudência de, na próxima tempestade, você esperar pelo fim da chuva para tirar a sujeira do corpo.

Compartilhe:

Karina Faris

Poste um Comentário: