Nunca é demais aprender sobre nossos melhores amigos.

Nunca é demais aprender sobre nossos melhores amigos. Os cães têm um olfato extremamente apurado. Enquanto nós seres humanos temos em média 5 milhões de células olfativas no nariz, os cachorros podem ter um valor entre 125 milhões a 300 milhões delas. Resumindo, o olfato deles pode ser de mil a 100 mil vezes mais potente que o nosso. Eles são praticamente super heróis.


Com grandes poderes vem grandes aromas e odores. Essa capacidade permite que eles possam identificar cheiros a muitos metros de distância, além de perceber odores imperceptíveis para nós. Na lista de hoje resolvemos separar algumas habilidades impressionantes deles.

1- Drogas

Esse é um clássico, quem nunca viu um filme com cão policial? Alguns cães podem ser treinados para ser verdadeiras maquinas de caçar drogas. Seu olfato apurado ajuda a encontrar mesmo aquela quantia mínima de droga escondida em uma mala.

2- Podem identificar seu "cheiro natural"


Os donos de cachorros podem colocar perfumes e mais perfumes em seu corpo que eles ainda podem identificá-lo usando apenas o olfato. Para os cães, todo mundo tem um odor único e com ajuda do seu nariz potente, ele pode diferenciar você de uma pessoa que se parece com você.

O vídeo acima mostra um cão que não encontrava seu dono há meses e o identificou pelo olfato. O homem tinha passado alguns meses internado e acabou perdendo muitos quilos.

3- Diabetes

Como o olfato deles é extremamente apurado, eles podem perceber a diferença entre os odores de uma pessoa. No caso da diabetes o cheiro do hálito e suor podem indicar hipoglicemia. Os cães devem ser treinados para isso, fazendo com que eles diferenciem esse determinado cheiro de qualquer outro.

4- Câncer

Esse aqui não vale para todos os tipos de câncer, mas apenas para alguns. A explicação é basicamente a mesma do item anterior. Os principais tipos que os cachorros podem identificar são o de pulmão e o de mama.

5- "DVDs"

Uma das chaves para a fabricação de DVDs é o policarbonato. Alguns cães são treinados pela polícia para identificar esses DVDs e assim lutar contra a pirataria.

6- Emoções

Não são todas as emoções, mas algumas os cães podem identificar. Seu corpo responde a diversas emoções e por isso o cão pode percebe-las. Um exemplo é quando você está sentindo medo, onde seu corpo começar a suar.

Apesar do seu olfato ser sua principal "arma", eles também são muito inteligentes e utilizam sua visão para perceber emoções e tudo mais. Seu bicho de estimação pode te entender melhor que sua namorada ou seu psicólogo.

7 - Bombas

Esse também segue a mesma lógica dos cães policiais e os que podem identificar doenças. Eles precisam ser treinados para identificar o cheiro dos compostos presentes nas bombas para saber onde elas estão.

8- Ovulação


Cães podem identificar a mudança hormonal de mulheres, uma vez que isso pode se tornar um odor imperceptível para o nariz humano. Quando a mulher tem o óvulo liberado pelo ovário, seu corpo passa por uma mudança de hormônios e os cães podem identicar isso. Eles também podem detectar altos níveis de testosterona no caso dos homens.

E aí, o que achou de todas essas coisas? Comenta aí e compartilha com todo mundo que ama cachorros.
Compartilhe:

Karina Faris

Poste um Comentário: