Por mais que os mais otimistas tentem não ver o lado ruim da semana, a maioria de nós acorda de mau humor no primeiro dia útil dela.

Por mais que os mais otimistas tentem não ver o lado ruim da semana, a maioria de nós acorda de mau humor no primeiro dia útil dela. Se essa implicância com a segunda-feira também incomoda você, a boa notícia é que a Ciência pode explicar as origens desse ódio todo – assim, você pode tentar mudar esse padrão ou, no mínimo, começar a se sentir menos culpado. A galera do Mental Floss reuniu algumas provas científicas de que esse dia parece ser mesmo o mais detestado. Confira:


1 – Uma questão de sono
A forma como sua mente trabalha está diretamente ligada com o seu relógio biológico e, se ele não vai bem, você acaba ficando de mau humor. Quer uma prova disso? Então se lembre do desconforto que o horário de verão provoca na maioria das pessoas. Com os finais de semana, a coisa é bem parecida.

Vamos direto ao ponto: durante a semana, talvez seu sono seja mais controlado e você mantenha uma rotina com relação aos horários em que dorme e acorda. Aí, quando chega o sábado, você acorda ao meio-dia, vai dormir bem mais tarde e acorda tarde também no domingo, certo? Pois é.

Acontece que essa mudança toda bagunça seu relógio biológico de tal maneira que na segunda-feira de manhã você vai acordar com sono, com preguiça e mau humor. A dica é tentar manter uma rotina de sono, mesmo aos finais de semana. Dormir e acordar sempre nos mesmos horários pode ser a solução para o problema – ou parte dela.

2 – Socializando
Seres humanos são criaturas sociáveis que, antes de se sentirem à vontade para conversar e interagir com outras pessoas, precisam ter certeza de que estão seguros. Por mais que o final de semana dure apenas dois dias, já é tempo suficiente para que nossos instintos reajam com mais cautela na hora de voltar à ativa.

Por isso, a Ciência afirma que é saudável reunir aquele grupinho de amigos e contar sobre o final de semana na hora da pausa para o café, por exemplo. Essas “fofocas” de trabalho vão fazer com que sua semana renda mais. Eis uma boa informação para repassar ao seu chefe, hein?

3 – Impressão
Um grupo de cientistas descobriu, por meio de uma pesquisa feita com diversas pessoas, que, na verdade, segundas-feiras são tão horríveis quanto terças, quartas e quintas. O único dia não odiado entre os dias úteis é a sexta-feira, que nada mais é do que uma prévia do final de semana, portanto difícil não amar.

Ainda que os quatro primeiros dias úteis da semana sejam igualmente ruins, as pessoas tendem a eleger a segunda-feira como o pior dia da semana de qualquer forma. Isso tem a ver com a proximidade que ela está do domingo, que acabou, e com a distância que está da próxima sexta-feira.

4 – Você se sente mal com relação a você mesmo
Olha só que bizarro: um estudo feito com mulheres norte-americanas revelou que elas se sentem menos atraentes às segundas-feiras. Isso tem a ver com o fato de que a maioria das pessoas costuma enxergar o final de semana como uma oportunidade para enfiar o pé na jaca.

Nas festas de sexta, sábado e até de domingo, as pessoas bebem mais, comem mais e fumam mais do que o normal, o que, obviamente, tem um efeito negativo na saúde física e, inclusive, na aparência de cada pessoa.

Além disso, a segunda-feira é vista como o dia ideal para mudar alguma coisa. É por isso que nesse dia as pessoas param de fumar, começam a frequentar a academia, entram em uma dieta nova ou fazem qualquer outra mudança que, no final das contas, pode representar momentos difíceis, principalmente se são decisões tomadas porque a pessoa precisa e não porque ela quer.

5 – Na segunda-feira sua saúde tira folga
Além da questão da falta de sono e dos excessos cometidos durante os finais de semana, as segundas-feiras são, realmente, dias não saudáveis. Até mesmo pessoas com hábitos de vida ideais acordam no primeiro dia útil da semana com um pontinho a menos no quesito saúde.

Pesquisas já indicaram que as pessoas são mais pesadas às segundas-feiras e que o dia fatídico é o campeão em registros de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC). Nesse dia da semana, sua pressão arterial provavelmente está mais alta do que o normal, e você tende a ficar doente.

6 – Você não gosta de seu trabalho
Eis um dado triste de ser divulgado, mas estima-se que 70% das pessoas odeiam ou no mínimo não gostam de seus trabalhos. Isso contribui, obviamente, para o que a Ciência chama de “depressão de segunda-feira”. Nesses casos, as pessoas já começam a ficar deprimidas ou apresentar sinais de ansiedade no domingo à noite, o que fatalmente compromete a qualidade do dia seguinte.

É por isso que, nos EUA, 37% dos currículos são enviados na terça-feira, mais do que qualquer outro dia; afinal, depois de um dia horroroso em um trabalho detestável, é normal que as pessoas queiram dar um basta.

Compartilhe:

Karina Faris

Poste um Comentário: