Pesquisadores de segurança na web descobriram um software espião capaz de roubar mensagens do WhatsApp de telefones Android.

Pesquisadores de segurança na web descobriram um software espião capaz de roubar mensagens do WhatsApp de telefones Android. O malware, apelidado de Skygofree, consegue até mesmo ligar o microfone do aparelho e gravar o som ambiente.


A aplicação maliciosa conecta a vítima em uma rede Wi-Fi admistrada por hackers e espia registros de chamadas, eventos de calendário, dados de geolocalização e consegue inclusive tirar fotos do usuário.

A descoberta do software é particularmente preocupante devido à sua capacidade de gravar mensagens criptografadas do WhatsApp. O spyware pode ler as mensagens exibidas na tela através do recurso de Acessibilidade do Android.

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky Lab, esse é um dos vírus mais poderosos já descobertos e acredita-se que ele tenha sido desenvolvido por uma empresa de TI italiana.

Sites falsos de empresas de telefonia têm sido usados para disseminar o programa malicioso. Geralmente, os criminosos disponibilizam um arquivo para download que promete melhorar a conexão com a internet e assim contaminar o dispositivo do usuário.

"O malware é muito difícil de identificar e bloquear e os desenvolvedores por trás do Skygofree usaram claramente isso para sua vantagem: criar e desenvolver um implante que possa espiar extensivamente os alvos sem suscitar suspeitas", disse Alexey Firsh, analista de malware da Kaspersky.

Até agora a aplicação não foi encontrada em aplicativos da Google Play Store, mas vale aquele cuidado na hora de instalar qualquer app em seu aparelho.

Compartilhe:

Karina Faris

Poste um Comentário: