Você já se perguntou o que acontece se um homem completar 18 anos e não se apresentar ao exército?

Você já se perguntou o que acontece se um homem completar 18 anos e não se apresentar ao exército? Esse tipo de apresentação do jovem ao alistamento militar é considerada obrigatória.


Ao completar 18 anos, é obrigatório o alistamento militar na região onde você mora. Se você completa 18 anos de idade no ano corrente, deve se alistar na junta do exército até o mês de junho.

Mas e se o jovem ignorar esta obrigação e optar não se alistar no exército, o que será que acontece com ele?

Se o jovem é brasileiro naturalizado ou por opção, deve fazer o alistamento dentro do prazo de 30 dias, a partir da data em que recebeu o certificado de naturalização ou do termo de opção.

De acordo com o site da defesa e segurança do Brasil, "o brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar na situação de "fora do prazo". Ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não poderá:
    Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
    • Ingressar como funcionário, empregado ou associado em - instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
    • Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
    • Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
    • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
    • Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
    • Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
    • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios."
    Pagamento de multa

    De acordo com o portal, para quem perde o prazo do alistamento militar deve pagar multa na legislação vigente no valor de R$ 3,71.

    O jovem deve se dirigir a uma agência do Banco do Brasil ou uma agência dos Correios.

    O que acontece com quem não se apresenta na Seleção Geral?
    De acordo com o site da defesa, "o brasileiro alistado que não se apresentar durante a época de seleção de sua classe ou que, tendo-o feito, ausentar-se sem a ter completado, estará em débito com o Serviço Militar na situação de "refratário". Nesta condição deverá retornar a Junta de Serviço Militar e realizar o pagamento da multa prevista na legislação vigente para ser encaminhado novamente à seleção geral."

    Você já se apresentou ao exército? Mande seu comentário para gente!

    Compartilhe:

    Karina Faris

    Poste um Comentário: