Calorias, de uma forma simples, são a quantidade de energia fornecidas por um alimento, sendo que para emagrecer o consumo de calorias deve ser menor que o necessário diariamente.

Calorias, de uma forma simples, são a quantidade de energia fornecidas por um alimento, sendo que para emagrecer o consumo de calorias deve ser menor que o necessário diariamente.


Com isso, as calorias para emagrecer devem ser calculadas, pois a ingestão calórica depende do peso atual da pessoa, altura, sexo, idade, massa muscular e atividades diárias.

Para descobrir a quantidade existem diversas fórmulas, porém esta que segue é prática, básica e simples.

Para emagrecer – seu peso atual multiplicado por 20 ou 25

Para manter o peso – seu peso atual multiplicado por 25 ou 30

Para engordar – seu peso atual multiplicado por 30 ou 35

Então, segundo a fórmula, se uma pessoa pesa 70 kg e quer emagrecer, ela deve multiplicar 20 x 70. O resultado da conta será o número de calorias diária que ela deve consumir. Nesse caso, em torno de 1400 calorias por dia.

Consumindo menos calorias para emagrecer

Para adotar um consumo de calorias menor que o necessário, visando o emagrecimento deve-se:
  • Procurar contar as calorias dos alimentos, para isso use tabelas e aplicativos.
  • Na alimentação trocar doces por frutas
  • Vegetais devem ganhar espaço
  • Adote o consumo de alimentos cozidos, evitando os fritos
  • Ingira mais fibras
  • Planeje suas refeições
  • Opte pelas melhores calorias
Alimentos que devem ser evitados

Se o objetivo é emagrecer, alguns alimentos devem ser evitados, devido ao seu alto índice calórico, como:
  • Macarrão
  • Pizzas
  • Pães
  • Doces
  • Sorvetes
  • Refrigerantes
  • Alimentos com farinha branca
  • Iogurtes açucarados
  • Banana
  • Queijos gordos
  • Cervejas
  • Pele de frango
Tais alimentos, devem ficar fora da dieta alimentar ou se consumidos, que sejam de forma mínima, para um resultado mais rápido.

Dicas para aumentar a queima de calorias para emagrecer
Com o objetivo de perder peso rápido, as atividades físicas são ótimas aliadas, pois, a prática regular de exercícios provoca no indivíduo um gasto calórico maior, porque acelera o organismo.

Indivíduos que adotam a prática de exercícios físicos, tem um gasto calórico maior, pois, o organismo fica acelerado. Sendo que hoje existem diversas técnicas que ajudam e facilitam na queima de calorias, bem como suplementação termogênica natural, com alimentos que aceleram o metabolismo.
Alimentos que aceleram o metabolismo

Nesta batalha constante contra o peso, alguns alimentos ajudam a acelerar o metabolismo de forma que aumentam a queima de calorias para emagrecer.

Entretanto o consumo desses alimentos ou demais que aceleram o metabolismo, deve ser moderado, pois muitos são calóricos e se consumidos em excesso podem gerar um ganho de peso.


A dica é não esquecer que a dieta é hipocalórica, ou seja, consumir menos calorias do que o corpo necessita.
  • Maçã
  • Água
  • Chá verde
  • Amêndoas
  • Iogurte
  • Salmão
  • Pimenta
  • Frutas vermelhas
  • Carnes magras
  • Canela
  • Gengibre
  • Óleo de Coco
Divisão das calorias
Para uma melhor alimentação e um consumo de calorias para emagrecer de forma organizada, faça a divisão das calorias entre as refeições.

Exemplo: Se o consumo será de 1200, a divisão ficaria desta forma:
  • 300 calorias no café da manhã
  • 100 calorias no lanche da manhã
  • 400 calorias no almoço
  • 200 calorias no lanche da tarde
  • 200 calorias no jantar
Por fim, para que a queima de calorias para emagrecer seja efetiva, determines metais reais, onde seja possível alcançar, progredindo gradativamente as chances são maiores para o cumprimento das metas.


Mas, claro, caro leitor, tudo o que explicamos aqui é apenas para sua informação e para que você entenda como funciona o organismo humano nesses processos de perda, manutenção e ganho de peso.

Caso você esteja insatisfeito com sua forma física, procure profissionais qualificados para orientar você quanto a uma dieta ou reeducação alimentar. Não faça nada sozinho, ou você pode acaba comprometendo sua saúde!

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Karina Faris

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