A maçã mordida, aliás, é um dos símbolos mais desejados no Brasil e no mundo quando o assunto são aparelhos tecnológicos.

Mesmo que você nunca tenha comprado nada da Apple na vida (afinal os preços dos produtos andam pela hora da morte!), é quase impossível você nunca ter notado na logo da Apple. A maçã mordida, aliás, é um dos símbolos mais desejados no Brasil e no mundo quando o assunto são aparelhos tecnológicos.

Mas, você já parou para refletir porque a marca, que ficou famosa com Steve Jobs, tem esse símbolo como logomarca? O que será que quer dizer aquela maçã faltando um pedaço?

Existem pelo menos duas explicações bem populares para a logo da Apple ser como é. Mas, primeiro, vamos falar um pouquinho da história da marca.

Para quem não sabe, a empresa Apple nasceu em 1976, com Steve Jobs, Steve Worníak e Roland Wayne. Nessa época, a primeira logomarca criada era bastante complexa e contava com um homem embaixo de uma árvore, com uma maçã na mão.

Foi só com o tempo que os criadores da empresa, que se tornaria um fenômeno mundial, resolveram simplificar a logo da Apple e partiram de vez para a famosa maçã. A versão mais simples, aliás, foi desenhada por Rob Janoff.

Por que a logo da Apple é uma maçã?
Agora, sobre a escolha da fruta como símbolo da marca, há quem diga que a cena retratada na primeira logo da Apple fazia alusão a história de Isaac Newton e a descoberta da lei da gravidade.

Sobre o nome da empresa, o documentário “Steve Jobs: Como ele mudou o mundo”, explica que o “cérebro” da Apple era frugívoro, ou seja, ele se alimentava apenas de frutas. E, durante uma reunião do grupo, quando a empresa estava sendo criada, os fundadores estavam em um sítio com macieiras e comiam grandes quantidades de maçãs, daí teria saído a inspiração.


Mas, ainda sobre a nomenclatura, existe uma outra explicação possível. Há quem diga que Apple tenha sido inspirada na paixão de Steve Jobs pela banda britânica de rock The Beatles. Teria sido a partir da gravadora do grupo, a Apple Records, que o nome da empresa teria surgido.

Por quê uma maçã mordida?
E, se a escolha de uma maçã como a logo da Apple já é estranha, por que será que eles escolheram uma maçã mordida? Basicamente, existem três explicações possíveis para essa pergunta.

A primeira delas diz que a maçã mordida refere-se ao conhecimento, algo como o “fruto do conhecimento”, de Adão e Eva, sabe? A segunda hipótese refere-se à ambiguidade do slogan da marca, que dizia “Byte into an Apple” (algo como um “byte dentro de uma maçã” ou ainda “morda uma maçã).


A terceira explicação aceita p ara a escolha da maçã mordida como logo da Apple é a confusão visual que as pessoas faziam ao ver a fruta. Para os criadores era uma maçã, mas muita gente confundia o desenho com um tomate. Logo, com a mordida, eles teriam descoberto uma forma simples de fazer todo mundo entender que se tratava de uma maçã.

Legal, não? Você imaginava que pudesse existir tanta coisa escondida por traz dessa famosa maçã mordida? Conhece outra explicação possível para a escolha desse símbolo como marca da Apple? Não deixe de nos contar nos comentários!

Compartilhe:

Karina Faris

Poste um Comentário: