Neste Dia Internacional da Mulher, não poderia haver algo mais justo do que falar da mulher e dos movimentos feministas.

Neste Dia Internacional da Mulher, não poderia haver algo mais justo do que falar da mulher e dos movimentos feministas. Muito comentadas atualmente, essas manifestações frequentemente chamam a atenção e despertam a curiosidade. Ainda assim, uma grande parte da população não sabe ao certo do que se trata o feminismo.


Para ajudar com isso, aqui estão dez citações de mulheres célebres – seja por seu talento, coragem ou força – que têm muito a dizer sobre o empoderamento feminino.


"Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas." - Audre Lorde, autora caribenha-americana (K. Kendall/Wikimedia Commons)



"Pela maior parte da História, ‘anônimo’ foi uma mulher." - Virginia Woolf, escritora britânica (George Charles Beresford/Wikimedia Commons)

“Independentemente da origem, existe um sofrimento que é nosso. Meu, que fui criada na Barra, e da menina da favela da Maré. Ela tem uma vida muito mais difícil, claro. Há um abismo entre nós, mas nos encontramos na dor.” - Taís Araújo, atriz brasileira (Marcello Casal Jr. (Agência Brasil)/Wikimedia Commons)


“Não se nasce mulher, torna-se mulher.” - Simone de Beauvoir, filósofa francesa (Liu Dong'ao/Wikimedia Commons)


"Eu mesma nunca fui capaz de descobrir precisamente o que é o feminismo. Eu só sei que as pessoas me chamam de feminista toda vez que eu expresso sentimentos que me diferem de um capacho" - Rebecca West, autora inglesa (Madame Yévonde/Wikimedia Commons)















“Fala-se muito em feminismo como se essa simples oposição com o machismo resolvesse todos os nossos problemas. [...] Também é preciso ver o movimento feminista de modo mais profundo, como reflexão, como pensamento, como desconstrução das injustiças da sociedade.” - Marcia Tiburi, autora brasileira (marciatiburi.com.br/Divulgação)


"Nós todos não podemos ser bem sucedidos quando metade de nós é retida." - Malala Yousafzai, ativista paquistanesa (Southbank Centre/Wikimedia Commons)

















“Há tantos tipos diferentes de feminismo quanto há mulheres no mundo.” - Kathleen Hanna, cantora norte-americana (Anna Hanks/Wikimedia Commons)















“Quero mostrar que as mulheres podem falar. Não podemos nos calar diante de nada.” - Karol Conka, cantora brasileira (Paranoid/Reprodução)


"Algumas pessoas perguntam: 'Por que a palavra feminista? Por que não só dizer que você acredita nos direitos humanos ou algo assim?' Porque isso seria um jeito de fingir que não são as mulheres que têm, por séculos, sido excluídas. Isso seria uma forma de negar que os problemas de gênero afetam as mulheres." - Chimamanda Ngozi Adichie, escritora nigeriana (chimamanda.com/Divulgação)

Compartilhe:

Karina Faris

Poste um Comentário: