A doença é assim: se você comer alimentos ricos em carboidratos, como batata ou macarrão, fica bêbado.

Doença: Síndrome da autofermentação
Portadores: 20 (0,0000003% da população)

A doença é assim: se você comer alimentos ricos em carboidratos, como batata ou macarrão, fica bêbado. Pode parecer engraçado, mas é um problema sério, causado pelo fungo Saccharomyces cerevisiae, o mesmo usado na produção de cerveja. Em algumas pessoas, o sistema digestivo é colonizado por esse fungo, e passa a transformar carboidratos em álcool.


Um dos casos foi registrado em 2013, no Texas, quando um homem de 61 anos foi ao hospital reclamando de tonturas. Ele tinha bastante álcool no sangue, o equivalente a cinco cervejas. Foi mantido em observação por 24 horas, até ficar sóbrio. Recebeu alimentos ricos em carboidratos – e rapidamente ficou bêbado de novo. Um exame constatou a infecção.

O tratamento consiste em tomar remédios antifúngicos para matar o S. cerevisiae, mas nem sempre funciona. Foi o caso do estudante americano Matthew Hoag, que aos 20 anos descobriu a doença – e até hoje, aos 34, só consegue controlá-la evitando carboidratos.

No começo deste ano, a Justiça de Nova York inocentou uma mulher presa por dirigir embriagada, depois de descobrir que ela tinha a síndrome (e não sabia).



Compartilhe:

Karina Faris

Poste um Comentário: