Pesquisadores do MIT comprovam: você terá muito mais sucesso abrindo um negócio aos 40 que aos 20

Todo dia somos surpreendidos por histórias de jovens empreendedores bem sucedidos. Logo nos vêm à mente bilionários da tecnologia, que fundaram gigantes como Microsoft, Apple e Facebook por volta dos vinte anos de idade. Trazendo essa impressão para o Brasil, observamos que criadores de aplicativos populares como o iFood, não tinham nem 30 anos quando começaram seus negócios. Mas, acredite, esses caras são exceção. Segundo um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA), a maioria dos empreendedores que deram certo começou depois dos 40.


Mas como idade e empreendedorismo estão relacionados? Para descobrir isso, os pesquisadores usaram dados governamentais de censos de empresas e estabelecimentos comerciais. A equipe analisou dados de cerca de 2,7 milhões de pessoas que fundaram empresas entre os anos de 2007 e 2014 e contrataram pelo menos um funcionário. Analisando a idade dos fundadores, eles constataram que as empresas de maior sucesso tinham donos com idade média de 45 anos.

O estudo também desmistificou a ideia de que o setor de tecnologia está dominado por empreendedores jovens: dados de startups de Nova York, Massachusetts e Califórnia, incluindo o Vale do Silício, mostraram que a média de idade de seus fundadores era de 39 anos.

Os pesquisadores também descobriram que empreendedores eram 125% mais bem-sucedidos se investissem na área em que já atuavam. Ou seja, idade e experiência contam muito mais do que imaginamos: “Você obtém muito capital humano com experiência, além de possuir mais recursos financeiros e conexões sociais à medida que envelhece. Isso, provavelmente, aumentará suas chances de sucesso como empreendedor”, diz Daniel Kim, coautor do estudo.

E quanto aos jovens que estão com todo gás para empreender e virar os novos Mark Zuckerberg? O que dizer para eles? Kim alega que empreendedores com pouca idade não devem ser desestimulados com os dados. Em vez disso, devem ficar confiantes: “Se você tem 22 anos ou concluiu um MBA, e existe essa perspectiva social de que você deveria empreender imediatamente, repense, porque você pode ter uma grande ideia, mas pode ainda não ter habilidades e experiência necessárias para impulsionar essa ideia”, conclui Kim.

Compartilhe:

Karina Faris

Poste um Comentário:

0 comments so far,add yours