Você sabia que o Brasil tem o quinto maior índice de feminicídio do mundo?

Você sabia que o Brasil tem o quinto maior índice de feminicídio do mundo? É por esse e vários outros motivos que várias organizações estão preocupadas com a segurança das mulheres. Uma dessas organizações é a Unicef, que junto do Facebook criou o Projeto Caretas. É um "bot" que por meio de um perfil fictício, usa o Messenger para tratar de problemas reais, como o suicídio e depressão.

Batizada de Fabi Grossi, o bot é aquilo que os próprios criadores chamado de "peça de ficção por chat". Ela interage com a pessoa que acessou a página através do Messenger, compartilhando situações, sentimentos e enviando fotos a quem começa a conversa. Fabi Grossi, leva o usuário para uma atmosfera que muitos considerariam assustadora. O contexto é que seu namorado divulgou um vídeo do casal tendo relações sexuais.


Tudo acontece em tempo real. Evitar o pior é muito importante. Você precisa fazer Fabi mudar de ideia e não se matar. Uma tarefa nada fácil. Tudo graça aos estragos que esse tipo de exposição pode causar, já que envolve o julgamentos da família, dos amigos e o social.

Caretas

"O Caretas é uma ferramenta digital que nos dá a oportunidade de conversar individualmente com cada adolescente, no ambiente em que ele está presente e na linguagem que ele costuma usar. Toda a vivência dele na ferramenta tem o objetivo de criar empatia com a nossa personagem e informá-lo sobre os riscos do ambiente online", explica a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, em comunicado à imprensa.

É preciso oferecer toda a ajuda possível. Entre junho e novembro de 2017, cerca de 7 mil adolescentes de todo país testaram o perfil. Foram recebidos ao todo mais de um milhão de mensagens para Fabi e mais ou menos 40% conseguiram chegar ao final da história. Que demora cerca de 48 horas para se concretizar.

E aí, o que acharam da matéria? Essa é uma forma maneira de conscientizar as pessoas, não é verdade? Vá até o perfil e teste você mesmo. Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Compartilhe:

Karina Faris

Poste um Comentário: